Evangelho de Jesus Cristo eu te seguirei, Senhor, aonde tu vás
Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos"!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 8,18-22), naquele tempo, Vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago. Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: "Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás". Jesus lhe respondeu: "As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça". Um outro dos discípulos disse a Jesus: "Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai". Mas Jesus lhe respondeu: "Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos".
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, “eu te seguirei, Senhor, para onde quer que vás.” Esta frase pode ser muitas vezes repetida até se tornar verdade em nossa vida. Atenção ao que Jesus diz: “Eu não tenho onde reclinar a cabeça”. Pense o que significa esta afirmação na boca de Jesus: Não venha por interesse. Ele é um homem livre e me propõe um seguimento livre. Não vou segui-lo para melhorar de vida, para fazer carreira.
Quem realmente quer seguir Jesus deve abandonar e renunciar tudo e confiando-se somente nas mãos providentes de Deus. Jesus a firmar o Filho do Homem, Jesus, que não tem onde repousar a cabeça. Quer-nos ensinar e levar a aderir ao abandono total nas mãos do Pai.
O segundo, é o caso de um dos discípulos que quer ganhar tempo e pede que Jesus permita enterrar o pai: Senhor deixe-me primeiro ir enterrar meu pai. Pai aqui, não se aplica no sentido biológico. Mas na permanência das tradições Judaicas dos seus antepassados, presos à Lei, que ao em vez de salvar e libertar o homem mata e escraviza. Para nós é estar preso as nossas ideias egoísticas, no orgulho, na vaidade, na preguiça, no individualismo, na nossa tibieza, em fim nas inúmeras desculpas que nós damos no nosso dia-a-dia para não nos consagrarmos ao ministério do Senhor como discípulos e missionários d’Ele.
Papa São João Paulo II que com força e confiança disse à juventude: “Se pode ser moderno e profundamente fiel a Jesus”. Para isso é preciso, como o Senhor, o desprendimento de tudo o que nos ata a uma vida por demais materializada e que fecha as portas ao Espírito Santo.
“Tenhamos as coisas temporais para o nosso uso, e as eternas no nosso desejo; sirvamo-nos das coisas terrenas para o caminho, e desejemos as eternas para o fim da jornada” (São Gregório Magno).
“Desde os tempos evangélicos até aos dias de hoje, a vontade fundadora de Cristo tem continuado a atuar, como se manifesta nesse magnifico e santíssimo convite dirigido a tantas almas: Segue-me!” (São João Paulo II).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!