Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados

“Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa". O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa! 

Evangelho de Jesus Cristo Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados
Evangelho de Jesus Cristo Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Mt 9,1-8), naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!" Então alguns mestres da Lei pensaram: "Esse homem está blasfemando!"  

Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: "Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te e anda'? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse, então, ao paralítico - "Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa". O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.  

Palavra da Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, Jesus tira dele o pecado. “Coragem, filho, teus pecados estão perdoados.” Se o pecado foi a causa da paralisia, perdoando o pecado, Jesus tirou a causa. Tirada a causa, deveria também desaparecer o efeito. O homem, porém, continuou paralítico. Diante da reação dos escribas, Jesus cura também a paralisia do homem que passa a andar. Só Deus pode perdoar pecados. Então, Jesus perdoa os pecados do paralítico e mostra que tem poder para perdoar, curando-lhe também a paralisia. 

Jesus nos levanta e nos liberta de toda e qualquer paralisia. Não há nada que paralise mais a nossa fé, do que os nossos pecados. Precisamos pedir a Deus a graça de sair da paralisia da prostração, dos vícios, da falta de perdão, das mágoas e ressentimentos; pois quando o Senhor perdoa nossos pecados, as nossas pernas, o nosso coração e tudo que está paralisado em nossa vida, é curado e libertado. 

A razão da cura do paralítico que ouviu as palavras de Jesus levanta-te, toma a Cama e volta para tua casa, é demonstrar a saúde eterna; o perdão dos pecados é mais importante do que a saúde do corpo. 

Evangelho de Mateus, demonstra o poder de Jesus, quer realçar a fé daquela multidão que se aproximou de Jesus, atraída a Ele justamente por causa deste poder. Fé tão grande que venceu todas as dificuldades. Fé que é confiança ilimitada no poder de Jesus, posto a serviço do ser humano. 

“O paralítico não poderia ter-se encontrado com Ele se não houvesse outros que o levaram na maca. É sempre bonito poder contar com pessoas que nos aproximam de Jesus com o exemplo das suas boas obras. A santidade pessoal ajuda a outros a serem santos” (Bento XVI) 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.