Evangelho de Jesus Cristo Senhor, tu tens o poder de me purificar
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 8,1-4), tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: "Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar". Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero, fica limpo". No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: "Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles".
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, “Senhor, se queres, tens o poder de purificar”, assim um leproso se dirigiu a Jesus. Primeiro o chama de Senhor, e não de mestre ou rabi. Portanto, o leproso estaria fazendo uma profissão de fé à divindade de Jesus ou ao menos reconhecendo que um mistério envolvia a pessoa de Jesus. “Se queres”, diz o leproso, aceitando que se faça a vontade do Senhor Jesus, não a dele.
O leproso reconhece que Jesus tinha o poder de curá-lo, mas podia não querer; e, se não quisesse, Jesus mesmo saberia por quê. Esse homem dirige-se ao Senhor com sábia humildade. Ele gostaria de ser curado. Aquele, porém, que é o Senhor da história sabe o que é melhor para cada um de nós. Nós somos seres imperfeitos e sujeitos a enfermidades. (Catequese Católica).
Cristo sempre pronta para nos compreender, acolher e perdoar todas as nossas faltas. Para Ele, não há pecado algum que não possa ser perdoado. Basta na humildade e simplicidade do coração nos ajoelharmos como este leproso que argumentamos a nossa voz: Senhor se queres podes me purificar.
“Jesus recebe a nossa humanidade enferma, e nós d´Ele a Sua humanidade sã e que cura. Isto acontece sempre que recebemos um sacramento com fé, especialmente o sacramento da Reconciliação, que nos cura da lepra e do pecado” (Papa Francisco).
O nome de “Senhor” significa a soberania divina. Confessar ou invocar Jesus como Senhor é crer na sua divindade. Ninguém pode dizer Jesus é Senhor´, a não ser pela ação do Espírito Santo” (1 Co 12, 3).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!