Evangelho de Jesus Cristo Reino de Deus é como semente espalhada na terra
O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra!
Evangelho de Jesus Cristo (Mc 4,26-34), naquele tempo, Jesus disse à multidão: "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou".
E Jesus continuou: "Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra".
Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, O texto destacado dessa semana é uma espécie de exemplificação das parábolas como Jesus se reportava ao povo. Sua preocupação principal era de explicar como seria o Reino de Deus. Primeiro, Ele compara alguém que espalha a semente à terra e seu vertiginoso crescimento.
Logo após comparou-o com o crescimento de um grão de mostarda que ainda que seja das menores sementes existentes, cresce a ponto de abrigar aves em sua ramagem. Assim, Jesus ensinava sobre o crescimento do Reino de Deus. Percebe-se que o autor do Evangelho faz questão de frisar que Jesus usava muito esse artifício de linguagem para instruir as multidões.
Isso nos leva a pensar como se faz a nossa forma de transmitir o Reino de Deus que está dentro de nós. Como falamos, como o expressamos, ou, ainda, qual reino as pessoas veem em nós?
O Reino de Deus torna-se como sementes de mostarda lançadas e crescidas quando não viramos o rosto ao necessitado; quando acolhemos aqueles que precisa de um ouvido pronto a escutar; quando nos dispomos por aqueles que têm seus direitos negados; quando nos colocamos como a boca dos excluídos, as pernas dos amputados, os olhos dos que são cegos e não conseguem enxergar o que lhe estão fazendo ou estão privados de ler o mundo.
Se correspondermos pacientemente a sua graça, sua vida divina crescerá na nossa alma como a semente cresce no campo: “A semente de Deus está em nós”. Se o agricultor é inteligente e trabalhador, crescerá para ser Deus, cuja semente é, seus frutos serão da natureza de Deus. “A semente da Pêra se transforma em árvore da Pêra; a semente da noz; em árvore de nogueira, a semente de Deus, se transforma em Deus”.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!