Evangelho de Jesus Cristo Quem faz a vontade de Deus, é irmão, irmã e minha mãe
Então lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura". Ele respondeu: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?"
Evangelho de Jesus Cristo (Mc 3,20-35), naquele tempo, Jesus voltou para casa com os seus discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.
Os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Belzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: "Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno". Jesus falou isso, porque diziam: "Ele está possuído por um espírito mal".
Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele.
Então lhe disseram: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura". Ele respondeu: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?"
E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, é compreensível que Jesus sofra oposições. Quem faz alguma coisa, movimenta a vida e provoca reações. Na Galileia, anda de um lado para outro, prega nas sinagogas, cura doentes, expulsa demônios, discute com as autoridades locais. Seus familiares pensam que ele está ficando louco. Os escribas dizem que ele está possuído pelo demônio e, se expulsa demônios, ele o faz pelo poder do chefe dos demônios.
Assim como ampliou a noção do sábado sagrado, agora ele amplia a noção de família. Seus familiares não o compreendem e, envolvendo sua mãe, procuram fazê-lo parar suas atividades. É então que Jesus pergunta: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”. Ele olha para todos os que estão sentados ao seu redor e diz: “Estes são minha mãe e meus irmãos”. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Os familiares de Jesus serão todos aqueles e aquelas que fazem a vontade do Pai.
Ele mesmo veio para fazer a vontade do Pai. Dentre aqueles que estavam sentados ao seu redor ou dentre seus familiares de sangue, serão membros de sua família os que fizerem a vontade do Pai. Dentre eles, a primeira entre todos é sua mãe. Foi a partir do seu “faça-se” que o Verbo se encarnou. Faça-se em mim segundo a tua palavra. Se alguém estava disposto a fazer a vontade do Pai, esse alguém era Maria, a mãe de Jesus.
Não é possível acreditar em Jesus Cristo sem ter parte no seu Espírito. É o Espírito Santo que revela aos homens quem é Jesus. Porque “ninguém é capaz de dizer: Jesus é Senhor, a não ser pela ação do Espírito Santo” (1 Cor 12,3). Só Deus conhece inteiramente Deus.
Que o nosso coração, nossa vida esteja voltada para aquele que é o centro de tudo, que possamos nos unir a Ele e aos irmãos como família e como igreja, fazermos a vontade de Deus para alcançarmos o céu que ele nos promete.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!