Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo o mandamento diz não matarás

Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz! 

Evangelho de Jesus Cristo o mandamento diz não matarás
Evangelho de Jesus Cristo o mandamento diz não matarás foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Mt 5, 20-26), naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 

Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal'. Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: 'patife!' será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de 'tolo' será condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.   

Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo". 

Palavra da Salvação 

Reflexão do Evangelho  

No Evangelho, o mandamento diz: “Não matarás”. Eu não matei, por isso estou tranquilo. Atenção! Pode não ter havido morte física, mas houve outro tipo de morte, a morte causada pela língua. As palavras podem ferir mais do que um tapa. Palavras criam mágoas sem fim. É tempo de buscar com sabedoria a reconciliação.  

Saber abordar a pessoa ofendida, pedir desculpa, dar tempo ao tempo, tomar a iniciativa da aproximação mesmo sem ser culpado são atitudes quaresmais que trazem a marca da ressurreição. A oferenda litúrgica que se leva ao altar, e que não quer ser apenas um bonito gesto teatral, é feita por irmãos reconciliados. O abraço da paz antes da comunhão, se for verdadeiro, indica que estamos em comunhão uns com os outros. 

Tudo isto, só o pode mobilizar um grande amor. São Paulo nos dirá: De fato os mandamentos: ‘Não cometerás adultério’, ‘Não matarás’, ‘Não roubarás’, ‘Não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: ‘Amarás o próximo como a ti mesmo’. O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rom 13,9-10).  

Devemos aprender a fazer penitência, a deixar-nos transformar; sair ao encontro do outro e pedir a Deus que nos dê coragem e força para essa renovação. Em nosso mundo atual, devemos redescobrir o sacramento da Penitência e da Reconciliação. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.