Evangelho de Jesus Cristo juntai para vós tesouros no céu
Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 6,19-23), naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão".
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
O Evangelho, foi escrito há dois mil anos e, no entanto, a traça e a ferrugem continuam roendo e corroendo, e os ladrões ainda roubam e assaltam. E nós, nesse tempo todo, aprendemos a guardar o nosso tesouro em lugar seguro. Qual é o nosso tesouro? Olhemos onde está o nosso coração e teremos a resposta. Na língua hebraica, “pôr o coração” significa estar atento, prestar atenção.
Cada homem tem muito mais obrigação com o Reino dos Céus do que se preocupar com as coisas passageiras desse mundo. O Evangelho nos diz: “os ladrões assaltam e roubam” (Mt 6, 19); somos assaltados, não através dos agressores, mas somos invadidos quando nós mesmos permitimos que o nosso trabalho nos escraviza, ou seja, também nós roubamos de nós mesmos a oportunidade de descansar depois de uma semana laboriosa, cheia de trabalho, abarrotada de serviços.
De modo que, “juntar tesouros para o céu” é uma frase bonita, tocante, mas não tenhamos a falsa certeza dessa vida, como se fosse o nosso tesouro, todavia o nosso grande bem é o céu.
Para que isto seja possível e visível, é importante que criemos uma convivência comunitária, a qual favoreça a partilha e a ajuda mútua, e na qual a maior riqueza ou tesouro não será a material, mas sim da convivência fraterna, nascida a partir da certeza trazida por Jesus de que Deus é o meu Pai e de todos.
A lâmpada do corpo são nossos olhos, pois, como disse Jesus, “os olhos são como uma luz para o corpo”. Mas para entender o que Ele nos pede é necessário ter “olhos novos”. O Senhor é exigente e nos pede para não acumularmos riquezas nem não servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. Estas recomendações tratam daquela parte da vida humana, na qual as pessoas têm mais angústias e preocupações. É urgente que tenhamos olhos lúcidos, porque, se eles estiverem doentes, todo nosso corpo estará também debilitado.
Jesus quer uma mudança radical, quer que vivamos como Deus. A imitação do Senhor nos leva à partilha justa dos bens e ao amor criativo, aquele que gera fraternidade verdadeira.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!