Evangelho de Jesus Cristo Bem-aventurados
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 5,1-12), naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós".
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
O Evangelho de São Mateus apresenta a lista daqueles que são Bem-aventurados aos olhos de Deus, embora não coincidam com aqueles que o mundo considera Bem-aventurados. São eles os mansos, os que querem a justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os promotores da paz, os perseguidos por causa da justiça, os cristãos injuriados e perseguidos. Eles alcançarão o que procuram. São João, em sua primeira carta, afirma com convicção que não apenas somos chamados de filhos de Deus, mas nós o somos realmente.
As bem-aventuranças estão destinadas a todo o mundo. O Mestre não só ensina aos discípulos que o rodeiam, nem exclui a nenhum tipo de pessoa, ele apresenta uma mensagem universal. Agora bem, destaca as disposições que devemos ter e a conduta moral que nos pede. Embora a salvação definitiva não aconteça neste mundo, e sim no outro, enquanto vivemos na terra devemos mudar nossa mentalidade e transformar nossa maneira de valorizar as coisas.
A luta da vida consiste em buscar a felicidade. Todo mundo quer ser feliz. Mas, Jesus indica como caminho para a gente ser feliz o contrário do que o mundo propõe. Lucas havia transcrito as bem-aventuranças como bênçãos dirigidas diretamente aos pobres “Felizes vocês que são pobres”. As comunidades de Mateus traduziram por “Felizes os que têm coração de pobre” (os que assumem com consciência o fato de ser pobres).
Os dois últimos versículos incorporam a presença da Cruz, pois convidam à alegria quando as coisas ficam difíceis humanamente falando por causa de Jesus e do Evangelho. E é que, enquanto a coerência da vida cristã seja firme, então, facilmente virá a persecução de mil maneiras diferentes, entre as dificuldades e contrariedades inesperadas. O texto de São Mateus é claro: então “Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mt 5,12).
“As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os atos e atitudes características da vida cristã; são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações; anunciam aos discípulos as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas; já estão inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.717)
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!