Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Simão, filho de João, tu me amas

Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”! 

O Bipo conversando com futuro Padre Evangelho de Jesus Cristo “Simão, filho de João, tu me amas”
Evangelho de Jesus Cristo “Simão, filho de João, tu me amas” foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Jo 21,15-19), Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 

S Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. 

Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, Jesus convida São Pedro para fazer a experiência de um amor limite, por isso pergunta: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” (Jo 21, 15). Pedro chega ao seu limite com as respostas depois de ser perguntado por três vezes. 

Fala-lhe desse modo não para amedrontá-lo, mas para reanimar seu ardor. Conhece seu amor e sua impetuosidade; pode anunciar-lhe o gênero de morte que lhe reserva no futuro. Pedro sempre desejara enfrentar perigos por Cristo. Tem confiança, diz Jesus, teus desejos serão satisfeitos; o que não suportaste em tua mocidade suportará na velhice. E, para nos chamar a atenção, São João acrescenta: Jesus disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E esta palavra nos ensina que a nossa honra e glória está em dar a nossa vida por Cristo em nossos irmãos e irmãs que lutam por um lugar ao sol.  

Para se tornar seus pastores, Jesus Cristo exige a seguinte característica básica do amor missionário: amá-lo mais do que a qualquer outra pessoa. Finalmente, como discípulos de Jesus, somos solicitados a tornar a "lei do êxtase" operativa. Ou seja, o amante deve “sair de si para encontrar no outro o crescimento do seu ser” (Francisco). O amor missionário nos leva a ir além de nós mesmos!  

Pedro recebe de Jesus o primado. A ele compete dizer ao mundo quem é Jesus e conduzir o rebanho por caminhos seguros. A última palavra que Jesus lhe diz é “segue-me”. Pedro é discípulo, e discípulo é aquele que segue Jesus. Quando o texto foi escrito, Pedro já tinha glorificado a Deus com o seu martírio. Pedro estendeu as mãos, foi amarrado pela cintura e levado para onde não queria ir. 

Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica. O “poder das chaves” designa a autoridade para governar a Casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, o “bom Pastor” (Jo 10, 11), confirmou este cargo depois da sua ressurreição: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 15-17) (Catecismo da Igreja Católica, nº 553). 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.