Evangelho de Jesus Cristo Simão, filho de João, tu me amas
Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”!
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 21,15-19), Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
S Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”.
Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.
Palavra da Salvação
Homilia
No Evangelho, Jesus convida São Pedro para fazer a experiência de um amor limite, por isso pergunta: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” (Jo 21, 15). Pedro chega ao seu limite com as respostas depois de ser perguntado por três vezes.
Fala-lhe desse modo não para amedrontá-lo, mas para reanimar seu ardor. Conhece seu amor e sua impetuosidade; pode anunciar-lhe o gênero de morte que lhe reserva no futuro. Pedro sempre desejara enfrentar perigos por Cristo. Tem confiança, diz Jesus, teus desejos serão satisfeitos; o que não suportaste em tua mocidade suportará na velhice. E, para nos chamar a atenção, São João acrescenta: Jesus disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E esta palavra nos ensina que a nossa honra e glória está em dar a nossa vida por Cristo em nossos irmãos e irmãs que lutam por um lugar ao sol.
Para se tornar seus pastores, Jesus Cristo exige a seguinte característica básica do amor missionário: amá-lo mais do que a qualquer outra pessoa. Finalmente, como discípulos de Jesus, somos solicitados a tornar a "lei do êxtase" operativa. Ou seja, o amante deve “sair de si para encontrar no outro o crescimento do seu ser” (Francisco). O amor missionário nos leva a ir além de nós mesmos!
Pedro recebe de Jesus o primado. A ele compete dizer ao mundo quem é Jesus e conduzir o rebanho por caminhos seguros. A última palavra que Jesus lhe diz é “segue-me”. Pedro é discípulo, e discípulo é aquele que segue Jesus. Quando o texto foi escrito, Pedro já tinha glorificado a Deus com o seu martírio. Pedro estendeu as mãos, foi amarrado pela cintura e levado para onde não queria ir.
Jesus confiou a Pedro uma autoridade específica. O “poder das chaves” designa a autoridade para governar a Casa de Deus, que é a Igreja. Jesus, o “bom Pastor” (Jo 10, 11), confirmou este cargo depois da sua ressurreição: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 15-17) (Catecismo da Igreja Católica, nº 553).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!