Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos Filho do Homem vai ser entregue

Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que acolherá. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou! 

Procissão da semana Santa Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos “Filho do Homem vai ser entregue”
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos Foto Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo (Mc 9,30-37), naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará". Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 

Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "O que discutíeis pelo caminho?" Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: "Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que acolherá. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou". 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, Jesus disse-lhes, "o Filho do Homem vai ser entregue. Jesus ensinando a seus discípulos enquanto caminham, atravessando a Galileia, lugar onde desenvolveu sua atividade missionária. Está indo a caminho de Jerusalém onde o aguarda a Cruz. 

Jesus tenta uma vez mais instruir seus discípulos de que o seguimento dele é passando pela Cruz. O evangelho de Marcos apresenta três anúncios da paixão, o que mostra a importância deste tema para a comunidade primitiva. 

Mas nem sempre eles conseguem entender as palavras de Jesus como é. Jesus tem clara consciência do que lhe vai acontecer: "O Filho do Homem vai ser entregue na mão dos homens, e eles o matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias ele ressuscitará". 

Os discípulos continuam sem entender o anúncio que Jesus faz de sua morte e ressurreição, Parece aterrador ouvir a reação dos Apóstolos, ainda demasiado ocupados em se contemplarem a si próprios e esquecendo-se de aprenderem com o Mestre.  

Jesus acrescenta: devemos tornar-nos último e servidor de todos. Devemos acolher o simples e o pequeno, pois o Senhor quis identificar-se com eles. Devemos acolher a Jesus na nossa vida, pois assim abrimos as portas ao próprio Deus. É como um programa de vida para ir caminhando. 

Como disse Santa Brígida, bendito sejas tu, meu Senhor Jesus Cristo, que com teu sangue precioso e tua morte sagrada redimiste as almas e, por tua misericórdia, as levaste do exilio à vida eterna. 

Não é fácil, ao homem ferido pelo pecado, manter o equilíbrio moral. O dom da salvação, que nos veio por Cristo, dá-nos a graça necessária para perseverar na busca das virtudes. Cada qual deve pedir constantemente esta graça de luz e de forca, recorrer aos sacramentos, cooperar como o Espírito Santo e seguir os seus apelos a amar o bem e acautelar-se do mal (Catecismo da Igreja Católica, nº 1811). 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.