Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Pedro perguntou Senhor, o que vai ser deste

Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos! 

Procissão de entrada para Santa Missa Evangelho de Jesus Cristo Pedro perguntou Senhor, o que vai ser deste
Evangelho de Jesus Cristo foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Jo 21,20-25), naquele tempo, Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?”  Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?” 

Jesus respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?” 

Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos. 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, Jesus não autoriza Pedro a especular sobre a vida dos demais discípulos. Serve para nós: cada um deve cuidar da própria vida, e não fazer da vida alheia a pauta de suas inquietações e curiosidades. Mesmo assim, Jesus responde à pergunta de Pedro sobre o ‘discípulo amado’, e surge o boato de que ele não morreria. 

Esta é a razão pela qual pode escrever e sua palavra é verdadeira, porque glosa com a sua pena a experiência continua daqueles que vivem sua missão no meio do mundo, experimentando a presença de Jesus Cristo. Cada um de nós pode ser o discípulo amado, na medida em que deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, que nos ajuda a descobrir esta presença. 

“Aqueles dias, queridos irmãos, que passaram entre a ressurreição do Senhor e a sua ascensão não se perderam à toa, mas durante eles foram confirmados grandes sacramentos, grandes mistérios foram revelados” (São Leão Magno). 

Com essas palavras, encerra-se o Evangelho de João, deixando-nos um enorme testemunho sobre Jesus: nenhum escrito é capaz de esgotar o que ele fez e disse. E reafirma a missão dos apóstolos de serem as testemunhas do que o Senhor Jesus realizou neste mundo. Inclusive, o próprio autor se coloca na condição de testemunha. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.