Evangelho de Jesus Cristo Pai santo, guarda-os em teu nome
Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo!
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 17,11b-19), naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura.
Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo.
Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade”.
Palavra da Salvação
Homilia
No Evangelho, Jesus continua orando por nós, pedindo ao Pai por aqueles que iriam crer nele! Pede ao Pai que os guarde, que os livre e preserve do mundo e que os consagre na verdade. Pedidos fortes no desejo de cuidar daqueles que são seus. O Pai os deu para que Jesus cuidasse, que não deixasse que se perdessem, que não permitisse que o mundo os vencesse, a ponto de os tirar dele, de sua presença salvadora!
Jesus veio para nos salvar do Maligno, do Mundo. Ele é o vencedor do Mundo! Nesta sua oração sacerdotal temos a certeza de que não estamos sós, nem descuidados, nem abandonados à nossa sorte! Temos um Deus que nos ama, que se preocupa conosco e que lutará contra tudo para que sejamos salvos!
Jesus alude ao fato da deserção de um discípulo, seduzido pelo Maligno: Nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição. Quero crer que este não és tu e nem o serás porque pela fé, tu queres sempre dizer sim ao projeto de amor. Não te deixas levar pela ganância e tão pouco pela semente espalhada pelo diabo.
Até porque, Jesus pede a graça da unidade para mim e para ti como seus verdadeiros discípulos. Ele é um com o Pai, e veio ao mundo para revelar aos homens o Pai, para que os homens comunguem na própria vida do Pai, junto de quem Ele é representante. A unidade é, por isso, a comunhão de vida que existe entre o Pai e o Filho, e que, pelo Filho, vem até aos homens.
“A oração de Jesus na vigília de sua paixão ressoou hoje no Evangelho: 'Que eles sejam uma coisa como nós'. Deste amor eterno entre o Pai e o Filho, que se estende em nós pelo Espírito Santo, ganha força a nossa missão e a nossa comunhão fraterna” (Papa Francisco).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!