Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo “Pai santo”

Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles!

Evangelho de Jesus Cristo “Pai santo”
Evangelho de Jesus Cristo foto arquivo da Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo (Jo 17,20-26), naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste.  

Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes dae fundação do universo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 

Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”. 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, Jesus afirma que, como o Pai o enviou ao mundo, também ele envia os seus para continuar a sua missão. No (Jo 17,20) ele reza também por aqueles que serão evangelizados pela missão dos seus enviados. O que ele roga é que todos estejam unidos e, assim, reflitam a união entre o Pai e o Filho. Os discípulos, através da unidade, refletem a imagem de Deus. 

A união ecumênica dos discípulos de Jesus far-se-á na luta pela remoção da barreira que separa os ricos dos pobres. Esta deve ser a minha e a tua meta também meu irmão, minha irmã. Temos de lutar pela comunhão plena de amor, em que o amor do Pai e do próprio Jesus esteja em todos. E todos se sintam realmente amados pelo Deus. Eis a oração de Jesus que podemos adotar: Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. 

A contemplação dessa realidade, dessa oração de Jesus pelos seus, tem que atingir também as nossas vidas: “Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que, vão crer em mim”. Essas palavras atravessam os séculos e chegam, com a mesma intensidade com que foram pronunciadas, até o coração de todos e cada um dos crentes. 

Foi por esta intenção que Jesus orou na hora da sua paixão e não cessa de orar ao Pai pela unidade dos seus discípulos: “Que todos sejam um. Como Tu, ó Pai, és um em Mim e Eu em Ti, assim também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu Me enviaste” (Jo 17, 21). O desejo de recuperar a unidade de todos os cristãos é um dom de Cristo e um apelo do Espírito Santo (Catecismo da Igreja Católica, nº 820). 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.