Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida

Disse Jesus, pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho! 

Dom Geraldo Bispo da Diocese de Iguatu e padre Leiva Evangelho eu sou o caminho
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 14,6-14) Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Jo 14,6-14), naquele tempo, Jesus disse a Tomé: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!"  

Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.  

Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei". 

 Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, Jesus disse “eu sou o caminho a verdade e a vida” enquanto estava confortando seus discípulos acerca de sua partida iminente. Os discípulos estavam tristes, preocupados e perplexos com a informação de que Jesus estava de partida para um lugar que, naquele momento, eles não poderiam acompanhá-lo. 

Jesus é tanto o caminho do homem para Deus, como fica claro nesse próprio texto de João 14, como também é o caminho de Deus para o homem. Isso significa que as bênçãos que procedem do Pai alcançam os redimidos por meio do Filho (cf. Mateus 11:27,28). 

“Jesus Cristo é o caminho, por isso diz: Eu sou o caminho. O qual tem uma explicação muito verdadeira, já que por médio de Ele podemos nos aproximar ao Pai” (Santo Tomás de Aquino 

“Felipe nos ensina a nos deixar conquistar por Jesus, a estar com Ele e a convidar também aos outros a compartilhar essa companhia indispensável; e, vindo, encontrando a Deus, a encontrar a verdadeira vida” (Bento XVI). 

Jesus conclui dizendo: “ninguém vem ao Pai senão por mim”. Essa declaração é o resultado natural da frase anterior. Ela indica o quão os homens são absolutamente dependentes de Cristo com relação à comunhão com Deus.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.