Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo Eu sou o bom pastor
Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai"!
Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,11-18. naquele tempo, disse Jesus: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.
Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.
Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente.
Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; esta é a ordem que recebi do meu Pai".
Palavra da Salvação
Evangelho de Jesus Cristo “Esta palavra é dura”
Homilia
No Evangelho, Jesus diz: “Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem.” Ele mesmo se dá o título de bom pastor, o melhor título para o Cristo Ressuscitado. Estamos no centro do Tempo Pascal, professando que o Cristo Ressuscitado é o bom pastor. Muitos de nós nunca vimos um pastor e menos ainda um rebanho, mas esta é a ideia que está dentro da figura do pastor: ele é alguém que cuida do seu rebanho com carinho e atenção.
Ele se preocupa também com as pessoas que não faze. Jesus desejou a unidade de seus discípulos e disse ao Pai: “Que eles sejam um como tu e eu somos um”. Este Jesus, Filho de Deus, veio a este mundo por nossa causa. O seu rebanho são homens e mulheres desta terra. Tenho outras ovelhas que não estão neste redil. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.
O conhecimento de Jesus é fruto do convívio e do diálogo com Deus seu Pai e que gera o amor. Para Jesus não existe ovelhas perdida. Jesus mantém uma relação pessoal e amorosa com cada uma. Chama a cada uma pelo nome e a cada uma fala ao coração. A relação de conhecimento e amor entre Jesus e suas ovelhas é de mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai.
“Este sacrifício de Cristo é único, leva à perfeição e ultrapassa todos os sacrifícios. Antes de mais, é um dom do próprio Deus Pai: é o Pai que entrega o seu Filho para nos reconciliar consigo. Ao mesmo tempo, é oblação do Filho de Deus feito homem, que livremente e por amor oferece a sua vida para reparar a nossa desobediência” (Catecismo da Igreja Católica).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!