Ao Vivo

Guassussê Celebra a Anunciação do Senhor: o Sim de Maria

Durante a Solenidade da Anunciação do Senhor, a Legião de Maria de Guassussê e Igarói, fizeram consagração à Nossa Senhora! 

Guassussê celebra a Anunciação do Senhor: o sim de Maria
Guassussê celebra a Anunciação do Senhor Foto Pacom de Guassussê


Nesta segunda-feira dia 08 de abril, foi celebrado a Santa Missa da Anunciação do Senhora, na Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê. Celebrar  Anunciação do Senhor é dar graças a Deus por todos os benefícios que recebemos. Celebrar a festa da Anunciação do Senhor é contemplar a salvação de Deus. É contemplar o sim de Deus, por meio de Maria. O sim de Maria foi um sim que mudou a história. O sim de Maria nos possibilitou conhecermos o Pai, revelado pelo Filho "Jesus", no poder do Espírito Santo. 

Anunciação do Senhor, que encontramos no Evangelho de Lucas, (Lc 1, 26-38), é a solenidade que exalta, na sua estrutura interna, o sim de Maria ao projeto salvífico de Deus, mas que, de modo mais singular, quer manifestar a grandiosidade do sim definitivo de Deus para com a humanidade. A anunciação do Senhor é a solenidade que, por excelência, expressa a vontade divina de querer dar-se a conhecer o homem e salvá-lo. 

Disse-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o filho que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo retirou-se” (Lc 1,35-38). 

Como surgiu a data? 

A celebração da solenidade litúrgica surgiu no século VI, na época do imperador Justiniano, e foi introduzida na Igreja Católica no fim do século VII, pelo Papa Sérgio I. Na época, foi realizada uma procissão na basílica de Santa Maria maior, que tem os mosaicos do arco triunfal dedicados à maternidade de Maria. 

A data foi fixada em 25 de março porque marca exatos nove meses antes do Natal. No entanto, quando a celebração cai na Semana Santa, Semana de Páscoa, o Domingo de Páscoa ou em algum domingo da Quaresma, a festa é adiada. 

De facto, no sim de Maria, o sim de Deus em favor da humanidade é plenamente realizado. Em Maria, Deus realiza o seu projeto salvífico no tempo e na história humana. Se por Eva nos veio a desgraça, por Maria nos foi novamente aberta as portas da Graça. 

Legião de Maria fizeram a consagração à Nossa Senhora


Durante a Solenidade da Anunciação do Senhor, a Legião de Maria de Guassussê e Igarói
Legião de Maria de Guassussê e Igarói Foto Pascom de Guassussê

Durante a Solenidade da Anunciação do Senhor, a Legião de Maria de Guassussê e Igarói, fizeram consagração à Nossa Senhora. É a solenidade mais importante da Legião de Maria, e todo legionário, deve renovar, anualmente, sua consagração à Nossa Senhora.[

A festa de Ácies é a consagração dos legionários a Nossa Senhora, em que a “Legião”, como um só corpo, se reúne para renovar o compromisso e a sua fidelidade a Maria, e dela receber a força e a bênção para continuar combatendo o mal.  

A consagração acontece anualmente. Cada legionário como um filho e devoto, é convidado e convocado para participar. É a declaração da união, da dependência e renovação do compromisso de fidelidade da Legião. “A Festa de Acie é o ‘maior’ e central evento dentro do movimento, devido ao fato de haver a renovação do compromisso feito para a Legião de Maria”. 

Acies, é uma palavra latina, que significa um exército em ordem de batalha, designa, com razão, a cerimônia em que os legionários(as), como um só corpo, se reúnem para renovar a sua fidelidade a Maria, Rainha da Legião.

Durante a Solenidade da Anunciação do Senhor, a Legião de Maria de Guassussê e Igarói
Durante a Solenidade da Anunciação do Senhor, a Legião de Maria de Guassussê e Igarói foto Pascom de Guassussê

 

Um comentário:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.