Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 3,16-21)

"Quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus"

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 3,16-21)
Evangelho foto Pascom de Guassussê 

Evangelho de Jesus Cristo (Jo 3,16-21) Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 

 

Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus. 

Palavra da Salvação 

Evangelho de Jesus Cristo segundo João “Vós deveis nascer do alto” 

Homilia 

No Evangelho, Jesus fala do amor de Deus, do envio do Filho, da salvação, da fé, do julgamento. “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”, frase a ser repetida e memorizada. A luz veio ao mundo e as pessoas preferiram as trevas para nelas esconderem as suas obras. O mal é tenebroso e não quer ser denunciado.

Deus nos ama com um amor que vai além de qualquer medida humana ou compreensão. Ele nos ama em nossas fraquezas, em nossos pecados, em nossas lutas diárias. Esse amor não é baseado em nossos méritos ou conquistas; é um presente gratuito, oferecido a todos os que se voltam para Ele de todo o coração. 

Mas, meus irmãos e irmãs, o amor de Deus não é apenas uma teoria abstrata. Ele se manifesta em ações concretas em nossas vidas. Assim como os apóstolos foram chamados a testemunhar seu amor por meio de palavras e ações, também somos chamados a fazer o mesmo.  

Deixemos que o amor de Deus, que enviou Jesus para nos salvar, entre em nós e a luz que Jesus traz (cf. 19), a luz do Espírito entre em nós e nos ajude a ver as coisas com a luz de Deus, com a verdadeira luz e não com as trevas que o senhor das trevas nos dá. 

“Se na criação o Pai nos deu a prova do seu imenso amor dando-nos a vida, na paixão e morte do seu Filho deu-nos "a prova das provas": veio para sofrer e morrer por nós” (Papa Francisco). 

O amor de Deus para com Israel é comparado ao amor dum pai para com o seu filho. Este amor é mais forte que o de uma mãe para com os seus filhos. Deus ama o seu povo, mais que um esposo a sua bem-amada (Is 62,4-5); mesmo as piores infidelidades; e chegará ao mais precioso de todos os dons: “Deus amou de tal maneira o mundo, que lhe entregou o seu Filho Único” (Jo 3,16). 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.