Evangelho de Jesus Cristo Se vós me conhecêsseis, conheceríeis o meu Pai
Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho!
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 14,7-14), naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes".
Disse Filipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai'? 10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei".
Palavra da Salvação
Evangelho de Jesus Cristo “Na casa de meu Pai há muitas moradas”
Homilia
No Evangelho, disse Jesus, “se vocês me conhecem, conhecem meu Pai". o que é interessante. A palavra "saber" é usada duas vezes em uma frase curta. Cristo está nos convidando a ir além do conhecimento. O nível mais alto de conhecimento é a intimidade. Se pensarmos em membros da família ou amigos próximos, podemos dizer que os conhecemos porque compartilhamos problemas, alegrias, questões e dificuldades. Jesus está nos convidando aqui a ter o mesmo nível de conhecimento íntimo com Jesus e, com seu Pai.
“Eu estou no Pai e que o Pai está em mim” (Jo 14,11). O que Jesus diz e que faz acha sua fonte no Pai e, o Pai se expressa plenamente em Jesus. Tudo o que o Pai deseja nos dizer se encontra nas palavras e nos atos do Filho. Tudo o que Ele quer cumprir no nosso favor o cumpre pelo seu Filho. Acreditar no Filho nos permite ter “aceso a Deus” (Ef 2,18).
Aos cristãos nos é necessário descobrir o que há de divino na nossa tarefa diária, a marca de Deus no que nos rodeia. No trabalho, na nossa vida de relação com os outros. E se estamos doentes: a falta de saúde é um bom momento para nos identificarmos com Cristo. Como disse Santa Teresa de Jesus, “Se não nos determinarmos a engolir de uma vez a morte e a falta de saúde, nunca faremos nada”.
Ao acreditarmos em Jesus, somos convidados a assumir as suas obras em vista da vida plena para todos. Procuremos ver o rosto de Deus nos rostos das pessoas por Ele amadas: Como aquele jovem do evangelho de (Lc 10:25-35), “mas quem é o meu próximo”? A resposta é simples. São os pecadores, os pobres, os simples, os humildes, os marginalizados, os andarilhos, os doentes, os encarcerados, as prostitutas, os alcóolatras e tantas outras.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!