Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo quem me ama, será amado por meu Pai

Pai, desperta em mim o desejo e a disposição de amar Jesus e de pôr em prática as palavras dele. Assim, estarei seguro de ser amado por ti e de viver em comunhão contigo!

Evangelho de Jesus Cristo “quem me ama, será amado por meu Pai”

Evangelho de Jesus Cristo Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Jo 14,21-26), naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele".  

Judas - não o Iscariotes - disse-lhe: "Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?" Jesus respondeu-lhe: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 

Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 

Palavra da Salvação 

 

Homilia 

No Evangelho, inicia-se então o tempo da Igreja, quando já não há a presença física de Jesus. Pois, quem observa, no amor, os seus mandamentos, tem a presença do Pai e do Filho em sua vida. Assim, amando, os discípulos têm agora a presença do Pai e do Filho de forma mais real do que antes da partida.  

Aos olhos dos não crentes, Jesus desapareceu para sempre. Aos que têm fé, sua partida é a presença definitiva. Agora a presença de Deus se faz nas pessoas através do amor e na observância dos mandamentos. Jesus parte, mas, para que sua obra não caia no vazio, mandará o Espírito Santo, como mestre que ensinará todas as coisas, ou seja, torna a palavra de Jesus viva através da história.  

Tudo o que Jesus revelou será atualizado pelo Espírito no caminhar da comunidade de fé, a Igreja. Isso fica claro no Concílio de Jerusalém: “O Espírito Santo e nós mesmos decidimos” (At 15,28). A Igreja, liderada pelos apóstolos, é animada pelo Espírito Santo. 

“Jesus anuncia a vinda do Espírito que, em primeiro lugar, ensinará os discípulos a compreender cada vez mais plenamente o Evangelho, a acolhê-lo na sua existência e a torná-lo vivo com o seu testemunho” (Papa Francisco). 

“O Espírito e a Igreja cooperam para manifestar Cristo e a sua obra de salvação na liturgia. Principalmente na Eucaristia, que é o memorial do mistério da salvação. O Espírito Santo é a memória viva da Igreja” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.099). 

 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.