Evangelho de Jesus Cristo Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho
Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais!
Evangelho de Jesus segundo Marcos (Mc 16,15-20), naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.
Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados". Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus.
Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
Palavra da Salvação
Homilia
No Evangelho, Jesus disse: “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o Evangelho a toda criatura”. O Pai ressuscitou Jesus Cristo dos mortos e o fez sentar-se à sua direita no céu. Jesus deu aos apóstolos suas últimas recomendações: que não se afastassem de Jerusalém e esperassem a realização da promessa do Pai, e receberiam então o poder do Espírito Santo para serem suas testemunhas em todo o mundo. Nessa última conversa, Jesus envia a sua Igreja em missão: “Vão pelo mundo afora e anunciem o Evangelho a todas as pessoas”.
A ordem é muito clara e direta. O campo de trabalho dos apóstolos e, com eles, de todos os discípulos de Jesus, é o mundo inteiro. Estas palavras dão à Igreja um dinamismo próprio. Os membros da Igreja não são estáticos, não ficam parados. Movimentam-se e movimentam-se. São como o vento. Não se cansam. Expulsam demônios, falam novas línguas, curam doentes. São capazes de ir até os confins da terra por causa de Cristo e de seu Evangelho.
Jesus garante aos seus enviados que se eles estiverem alicerçados na verdadeira fé, não se deixarão confundir nem persuadir por falsos profetas, inclusive da própria comunidade. Jesus também foi vítima de traidores e pessoas falsas. Contudo não se deixou enganar, mesmo tendo que pagar um alto preço pela coerência da missão.
Por fim, este sinal também acompanha a pregação de Jesus. Indica que, de fato, a Boa notícia chegou aos seus primeiros destinatários, isto é, os sofredores, doentes, marginalizados. Marcos no início do evangelho afirma que muitos enfermos eram trazidos a Jesus para que lhes impusesse as mãos (1,32; 6,5).
Depois da Ascensão do Senhor, seus discípulos missionários caminham com a certeza de que já estamos com ele no céu, porque junto dele está nossa humanidade. Ele era só divino; fez-se humano e, quando voltou ao Pai, levou consigo o que era humano. Por isso sua Ascensão já é nossa vitória.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!