Evangelho de Jesus Cristo Eu sou a videira
Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado!
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 15,1-8) Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.
Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Palavra da Salvação
O amor nos torna melhores, mais ricos e mais sábios, em todas as idades
Homilia
No Evangelho, Disse-lhe Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor! Jesus, por sua, vez, em momento de despedida antes da ascensão ao céu, diz simplesmente como recomendação final: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois, sem mim, nada podeis fazer”.
Eis um convite de união profunda, de colagem pessoal entre Jesus e o discípulo. Esta é a Igreja de Jesus no Evangelho de João: todos igualmente discípulos unidos a Cristo e unidos entre si. É a videira plantada no mundo e produzindo frutos.
Todos os ramos desta Videira devem produzir os mesmos frutos, os bons frutos. O prolongamento desta Videira Verdadeira não pode produzir maus frutos. A não ser que sejam maus ramos! Estes ramos têm que ser cortados e lançados ao fogo, pois os ramos da videira que é Jesus não podem, de forma alguma, produzir frutos ruins.
Sendo Cristo, enviado do Pai, a fonte e a origem de todo o apostolado da Igreja, é evidente que a fecundidade do apostolado depende da sua união vital com Cristo. Segundo as vocações, o apostolado toma as formas mais diversas. Mas é sempre a caridade a alma de todo o apostolado (Catecismo da Igreja Católica).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!