Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Esta palavra é dura

Simão Pedro respondeu: Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus! 

Evangelho de Jesus Cristo “Esta palavra é dura”
Evangelho de Jesus Cristo foto  Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo (Jo 6,60-69), naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida.  

Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 

E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele.  

Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”. 

Palavra da Salvação 

Evangelho de Jesus Cristo “Quem come a minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna” 

Homilia 

No Evangelho, "esta palavra é dura". Quem consegue escutá-la? diante da reação dos discípulos, Jesus poderia ter mudado o seu discurso, se o que disse não era o que queria dizer. Ele nada mudou, manteve o que disse sobre sua Carne e sobre o seu Sangue como alimentos para a vida eterna, e ainda perguntou aos Apóstolos se eles também queriam ir embora.  

“A quem iremos?”, respondeu Pedro, não por ter entendido o que Jesus falava, mas por ter aceitado Jesus. Eles reconheciam que Jesus era o Santo de Deus. Aceitamos a pessoa de Jesus e em consequência aceitamos o que ele diz e ensina.  

A encarnação é grandiosa na revelação da carne unida perfeitamente ao Espírito de Deus, em Jesus. E é o Espírito que dá a vida, que vem do Pai e leva ao Pai.  

O tema da incompreensão de Jesus por parte dos discípulos é uma constante nos evangelhos. Agora, alguns abandonam Jesus. Porém, Pedro, em nome dos demais, confirma sua fé e perseverança. Ir a Jesus e encontrar nele as palavras de vida eterna. 

O primeiro anúncio da Eucaristia dividiu os discípulos, tal como o anúncio da paixão os escandalizou. A Eucaristia e a cruz são pedras de tropeço. “Também vos quereis ir embora?” (Jo 6,67): esta pergunta do Senhor ecoa através dos tempos, como convite do seu amor a descobrir que só Ele tem “palavras de vida eterna” (Jo 6,68).  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.