Evangelho de Jesus Cristo As minhas ovelhas escutam a minha voz
Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um"!
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 10,22-30), celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: "Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente".
Jesus respondeu: "Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um".
Palavra da Salvação
Homilia
No Evangelho, Jesus nos diz: “As minhas ovelhas escutam a minha voz e ninguém vos poderá tirar da minha mão”. Que palavras poderosas! Essa é uma promessa que nos é feita, uma promessa de proteção e cuidado divino. Jesus nos guarda com um amor incondicional. Ele conhece cada um de nós pelo nome, conhece nossas fraquezas, nossas lutas, e está sempre pronto para nos amparar.
Meus irmãos e irmãs, essa proteção não nos isenta das responsabilidades que temos como seguidores de Cristo. Jesus nos diz que devemos ouvir a sua voz e segui-Lo. Devemos ser ovelhas atentas e obedientes, prontas para seguir o caminho que Ele nos indica. Isso requer um compromisso diário, uma busca constante pela vontade de Deus em nossas vidas.
Contudo, embora Deus queira que todas as pessoas acreditem e se salvem, só os homens humildes têm a capacidade de acolher este dom. “Entre os humildes está a sabedoria”, lê-se no livro dos Provérbios (11,2). A verdadeira sabedoria do homem consiste em confiar em Deus. Santo Tomás de Aquino comenta esta passagem do Evangelho dizendo: “Consigo ver graças à luz do sol, mas se fechar os olhos, não vejo; porém a culpa não é do sol, mas minha”.
Movidos pela graça do Espírito Santo e atraídos pelo Pai, nós cremos e confessamos a respeito de Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt 16, 16). “Foi sobre o rochedo desta fé, confessada por Pedro, que Cristo edificou a sua Igreja” (Catecismo da Igreja Católica, nº 424).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!