Evangelho de Jesus Cristo “Alegra-te, cheia de graça”
Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”!
Evangelho de Jesus Cristo (Lc 1,26-38) Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação
Homilia
No Evangelho, o anjo diz: “Alegra-te! Cheia de graça! O Senhor está contigo!” Você está envolvido em suas atividades, talvez pensando no trabalho, nos estudos, nas responsabilidades familiares. E então, de repente, algo extraordinário acontece. Você é surpreendido por uma visita inesperada, um encontro divino que muda o curso de sua existência.
O anjo anunciou a Maria que ela seria a mãe do Filho de Deus, o Salvador. Imagine o turbilhão de emoções que Maria deve ter sentido naquele momento: choque, medo, perplexidade. Mas o anjo lhe disse: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.
Maria, com sua humildade e coragem, respondeu ao chamado de Deus com confiança e abertura. Ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Com essas palavras, Maria se tornou um exemplo de total abandono à vontade de Deus, de entrega confiante a Seus planos. Essa passagem nos convida a refletir sobre nossa própria resposta à vontade de Deus em nossas vidas.
São Palavras muito simples mais que atraem responsabilidade. Pois doravante aquela pobre menina vai ser depositária dos desígnios de Deus. Deus entra no tempo por meio do sim de Maria que se coloca como escreva ao serviço do seu senhor. Maria é um exemplo de humildade e obediência ao Pai. Devemos aprender com Maria a darmos sempre o sim a Deus acolhendo com humildade a Sua vontade sobre nós e nossas comunidades.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!