Santa Missa de Lava-Pés e Ceia do Senhor na Paróquia Imaculada Conceição em Guassussê
Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sobre o Pão e do Vinho!
![]() |
Santa Missa de Lava-Pés foto da Pascom de Guassussê |
No início da noite desta Quinta-feira Santa, dia 28 de março, Padre Francisco Leiva presidiu a celebração da Ceia do Senhor. Pároco da Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê. A celebração é rica em sinais, que dá início ao Tríduo Pascal. Então, ocorre o encerramento da Quaresma, ou seja, na missa da Ceia do Senhor.
Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sobre o Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos. (João 13:1-13).
Após a comunhão, Padre Leiva, conduziu o Santíssimo Sacramento para a casa Paroquial que fica ao lado da Igreja Matriz, onde ficou exposto para adoração. A transladação do Santíssimo foi acompanhada por procissão composta por todos aqueles que participaram da Santa missa.
Na Sexta-feira Santa, nenhum sacramento é celebrado na Igreja, por isso, nesta celebração foi consagrado um número maior de hóstias, pois serão utilizadas na Celebração da Paixão do Senhor.
A Quinta-feira Santa é uma celebração sem bênção final
A Igreja ficou vazia, não houve bênção final, tudo se encerrou em silêncio para continuar nos atos litúrgicos da Sexta-Feira. Após o translado, os fiéis ficaram em vigília e adoração, para não deixar o Santíssimo só durante a noite, por isso foi feita uma escala de adoração. E assim finalizando em silêncio até a manhã de Sexta-Feira Santa.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!