Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Verdade, vai libertá-los do pecado

De Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou! 

Evangelho de Jesus Cristo “Verdade, vai libertá-los do pecado” Foto de Gaby Pascom de Guassusê
Evangelho de Jesus Cristo “Verdade, vai libertá-los do pecado” Foto de Gaby Pascom de Guassusê




Evangelho de Jesus Cristo (Jo 8,31-42), naquele tempo, Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Vós vos tornareis livres'?' Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado.  

O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37 Bem sei que sois descendentes de Abraão, no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.' 

Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.' 

Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou. 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, um diálogo entre Jesus e os judeus que nele tinham acreditado. O debate se dá em eles não se conformarem em Jesus dizer que Ele é uma Verdade e ao conhecer esta Verdade, ela vai libertá-los e eles serão verdadeiramente livres. Eles repetem que nunca foram escravos de ninguém como Jesus quer libertá-los? Jesus afirma que o pecado escraviza, e o pecado maior é não crer nele.  

Santo Agostinho que depois de uma vida tão libertina teve que se esforçar bastante para encontrar esta liberdade espiritual, isto é, para partir as correntes dos seus maus hábitos e da paixão carnal depois escreveu com convicção: “Ouso dizer que na medida em que servimos a Deus somos livres, enquanto na medida em que servimos a lei do pecado somos escravos”. 

Jesus Cristo é a verdade do Pai para nós. Ele veio ao mundo para nos revelar a face de Deus e nos comunicar o jeito de ser do Pai, a fim de que possamos imitá-Lo já que fomos feitos à Sua imagem e semelhança. Conhecer a verdade é ter experiência com o amor de Deus e ter conhecimento profundo dos Seus mistérios para a nossa vida. 

O caminho da santidade é um caminho para a liberdade, a liberdade verdadeira, espiritual, que pode manifestar-se “até em condições de constrição exterior como nos ensina o papa João Paulo II, na carta Encíclica Redenptor hominis, 12. A condição da sua autenticidade é “a exigência de uma relação honesta em relação à verdade a toda a verdade acerca do homem e do mundo” Continua sua santidade. Assim, voltam à nossa mente as palavras de Jesus no Evangelho de hoje: “a verdade libertar-vos-á”.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.