Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo “uma mulher surpreendida em adultério”

Jesus ergueu-se e disse: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra"!  

Evangelho de Jesus Cristo “uma mulher surpreendida em adultério” foto Pascom de Guassussê
 Evangelho de Jesus Cristo “uma mulher surpreendida em adultério” foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Jo 8,1-11), naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.  Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério.  Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 

Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 

E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.  

Palavra da Salvação 

Evangelho de Jesus Cristo “O Filho do Homem vai ser glorificado” 

Homilia 

No Evangelho, ouvimos a história da mulher surpreendida em adultério nos leva a refletir sobre a nossa própria história quando o mundo quer nos apedrejar por causa das coisas erradas que cometemos ou então, quando apontamos o dedo para alguém a quem consideramos o pior pecador e desejamos também que seja apedrejado, para que se cumpra a lei.

Os mestres da Lei de Moisés e os fariseus disseram a Jesus: “Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério” e pedem ao Senhor: “E tu, o que dizes?”. Não lhes interessa tanto seguir um ensinamento de Jesus como poder acusá-lo de que está contra a Lei de Moisés.  

Mas Jesus aproveita essa ocasião para manifestar que Ele veio buscar aos pecadores, levantar-se aos caídos, chamá-los à conversão e à penitência. E esta é a mensagem da Quaresma para nós, uma vez que todos somos pecadores e todos necessitam da graça salvadora de Deus. 

Por isso, o sentido da conversão e de a penitência próprias da Quaresma é colocar-nos cara a cara ante Deus, olhar aos olhos do Senhor na Cruz, e manifestar pessoalmente nossos pecados no sacramento da Penitência. E como à mulher do Evangelho, Jesus nos dirá: Ela respondeu: Ninguém, Senhor Então Jesus disse: Eu também não a condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais. Deus perdoa e isto nos leva a uma exigência, um compromisso: Não peques mais! (Evangelho Net).

Aquele de vocês que esteja sem pecado, que jogue a primeira pedra” essas palavras estão cheias da forca da verdade, que desarma, que derriba o muro da hipocrisia e abre as consciências a uma justiça maior, a do amor (Bento XVI). 

Deus manifesta a sua omnipotência convertendo-nos dos nossos pecados e restabelecendo-nos na sua amizade pela graça: “Senhor, que dais a maior prova do vosso poder quando perdoais e Vos compadeceis. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.