Evangelho de Jesus Cristo “uma mulher surpreendida em adultério”
Jesus ergueu-se e disse: "Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra"!
E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.
Palavra da Salvação
Evangelho de Jesus Cristo “O Filho do Homem vai ser glorificado”
Homilia
No Evangelho, ouvimos a história da mulher surpreendida em adultério nos leva a refletir sobre a nossa própria história quando o mundo quer nos apedrejar por causa das coisas erradas que cometemos ou então, quando apontamos o dedo para alguém a quem consideramos o pior pecador e desejamos também que seja apedrejado, para que se cumpra a lei.
Os mestres da Lei de Moisés e os fariseus disseram a Jesus: “Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério” e pedem ao Senhor: “E tu, o que dizes?”. Não lhes interessa tanto seguir um ensinamento de Jesus como poder acusá-lo de que está contra a Lei de Moisés.
Mas Jesus aproveita essa ocasião para manifestar que Ele veio buscar aos pecadores, levantar-se aos caídos, chamá-los à conversão e à penitência. E esta é a mensagem da Quaresma para nós, uma vez que todos somos pecadores e todos necessitam da graça salvadora de Deus.
Por isso, o sentido da conversão e de a penitência próprias da Quaresma é colocar-nos cara a cara ante Deus, olhar aos olhos do Senhor na Cruz, e manifestar pessoalmente nossos pecados no sacramento da Penitência. E como à mulher do Evangelho, Jesus nos dirá: Ela respondeu: “Ninguém, Senhor” Então Jesus disse: “Eu também não a condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”. Deus perdoa e isto nos leva a uma exigência, um compromisso: Não peques mais! (Evangelho Net).
Aquele de vocês que esteja sem pecado, que jogue a primeira pedra” essas palavras estão cheias da forca da verdade, que desarma, que derriba o muro da hipocrisia e abre as consciências a uma justiça maior, a do amor (Bento XVI).
Deus manifesta a sua omnipotência convertendo-nos dos nossos pecados e restabelecendo-nos na sua amizade pela graça: “Senhor, que dais a maior prova do vosso poder quando perdoais e Vos compadeceis.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!