Evangelho de Jesus Cristo “um de vós me entregará”
Disse lhe Jesus “o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.
Palavra da Salvação
Evangelho de Jesus Cristo “Maria ungiu os Pés com
Homilia
Quando Jesus escolheu os doze, ele afirmou que um deles seria o Diabo (Jo 6,70), isto é, seu opositor. No evangelho de Mateus, Judas, consciente de seu plano para prender Jesus, ainda pergunta, negando a sua culpa: “Por acaso sou eu, Senhor?” Jesus responde com uma afirmativa: “Tu o dizes” (Mt 24,25). O fato de Satanás, e não o Capeta, entrar em Judas significa que ele assume o papel de opositor ao plano de Jesus. Ele teria que cumprir logo a sua missão. Com isso, Jesus demonstra que ele é o Senhor de sua vida.
Jesus se despede dos discípulos e exorta-os a amar uns aos outros com amor fraterno, e anuncia que voltaria para Deus. Pedro manifesta desejo de ir com Jesus, mas isso seria impossível (Jo 13, 31-35). Então, Pedro, fazendo jus ao significado do seu nome (pedra), responde com a firmeza da pedra: “Eu darei a minha vida por ti!” (Jo 13, 37). Jesus sabia que Pedro não chegava a ser um Satanás, mas que ele o negaria por medo da morte.
Fato que viria a ser comprovado com o canto do galo, que com sua melodia nos desperta, todas as manhãs, do sono da morte e da escuridão da noite, na eterna dinâmica da luz e das trevas. No tempo de Jesus, o galo era o despertador. O fato de o galo, considerado um ser irracional, saber discernir, com o seu canto, a noite do dia, contrasta com o humano Pedro, que ainda não tinha aderido, suficientemente, ao projeto de Jesus.
É vontade do nosso Pai ‘que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade’. Ele ‘usa de paciência, não querendo que ninguém se perca’. O seu mandamento, que resume todos os outros e nos diz toda a sua vontade, é que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!