Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo O Filho do Homem vai ser glorificado

Jesus disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo! 

Evangelho de Jesus Cristo “O Filho do Homem vai ser glorificado”
Evangelho de Jesus Cristo “O Filho do Homem vai ser glorificado” foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Jo 12,20-33), naquele tempo, havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”. 

Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 

Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!” Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!”

A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”. 

Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”. 

Palavra da Salvação 

Evangelho de Jesus Cristo “Ele é o Messias” 

Homilia 

No Evangelho, Jesus disse,se alguém quer me servir, siga-me, e, onde eu estiver, estará também aquele que me serve.” João no seu Evangelho nos informa que “gregos” tinham subido para Jerusalém para rezar, mas estavam interessados, na realidade, em ver Jesus.  

O pedido chegou aos discípulos que conduziram todos a Jesus, símbolo da missão da Igreja de Cristo na história. O Mestre Jesus vê neste sinal de que a sua proposta irrompeu fronteiras e estava sendo abraçada por aqueles que não pertenciam ao mundo judaico. Estava se tornando universal e isso foi o sinal de que a sua missão tinha atingido seu fim desejado. 

“Queremos ver Jesus”: uma pergunta da alma eterna do homem que procura um sentido profundo da sua existência. Todas as pessoas poderão ver Jesus e dele se aproximar porque, “quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Jesus falava de sua morte de cruz. É este o Jesus que os gregos poderiam ver, Jesus Crucificado. 

Se o grão de trigo não morrer fica só, se morrer produz muitos frutos. Uma das frases mais famosas e difíceis do Evangelho. O verbo principal que rege a parábola da semente é “produz fruto”. A glória de Deus não é a morte, mas a fecundidade, é o dom de si mesmo. A pedra angular que sustenta o mundo, desde a semente até Cristo, não é a vitória do mais forte, mas a doação total e ilimitada de si próprio. 

Se aceitassem o mistério da cruz e perseverassem na esperança, veriam também o Cristo ressuscitado. A cruz foi dolorosa, mas foi passageira. Foi a ponte que levou à glorificação. “Pai, glorifica o teu nome. Eu já o glorifiquei e o glorificarei de novo”. Jesus sentiu uma grande angústia e pediu que o Pai o livrasse daquela hora. Não foi fácil entregar-se para a salvação do mundo, mas foi por amor que Deus o enviou ao mundo. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.